O PROFESSOR NÃO PODE ATRIBUIR UMA NOTA ELEVADÍSSIMA AO ALUNO?

Por: Gilberto João, O Patriota



AOS PROFESSORES | Sou professor há quase meia década. No ensino geral, tive e tenho alunos da sétima à décima segunda classe - ensino médio. Nos cursos profissionais em que tenho ministrado aulas, tive e tenho formandos que são estudantes universitários e licenciados. 

Ora, nesses meus pequenos anos de "ensino", já estiveram sob minha direcção pedagógica mais de oito centos (800) alunos de idades e níveis académico-sociais variados! Já trabalhei à noite - no ensino de adultos. Sempre procurei ser justo na correcção de provas dos meus alunos. Sem parcialidade e distinção, olhando somente na competência intelectual do estudante... 
Foi assim que eu aprendi na formação profissional de Pedagogia e Didáctica antes de 2014. 

Quando um aluno responde as questões com precisão e coerência, não tenho qualquer problema de atribuí-lo a nota que lhe é devido. Até mesmo um 18, 19..., eu atribuo-lhe. Enquanto professor, temos que ser honestos. Dar um 15, 16,17 valores, ou mais, ao aluno competente, não é nenhuma irregularidade pedagógica. 

Pelo contrário, é sinal que o pedagogo é hábil e está a formar dentro das balizas desejáveis. Reconhecer o esforço do aluno através da nota merecida, não nos diminui em nada, enquanto professores. Deve sim orgulhar-nos. Afinal estamos a ser motivadores e intelectualmente honestos... Da minha parte, não existe este "antipedagogismo". 

A falta de transparência do docente mata psicologicamente o aluno. Felicito sempre os meus melhores estudantes, dou-lhes as notas merecidas e nunca deixo de encorajar os menos aplicados. Nestes, está o nosso maior desafio (capacitá-los)!

"Com a criança é preciso perder tempo para ganhar tempo ". Reflexão Pedagógica. 

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categories

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Pages