Por: Gilberto João, o Patriota
Até aqui, pela experiência académica, já posso falar com alguma propriedade sobre alguns/vários assuntos do Ensino Superior... Há anos que frequento salas de aulas de algumas universidades, e tenho notado algo, passível a" puxão de orelhas ": Não entendo por que razão, muitas salas de aulas das " FAUs" estão constantemente em situações de "autênticas lixeiras". Garrafas de água no chão, plásticos em todos os cantos e por baixo das carteiras, papéis espelhados "tipo no ensino primário", carteiras riscadas e outras realidades que ferem os olhos!
Ora, o que me preocupa é de facto, a fraqueza mental dos estudantes universitários. Pelo nível de ensino em que frequentam (ensino superior - universidade), esperar-se-ia, pelo menos a nosso ver, outra conduta, mais moral e cívica. É importante aqui SUBLINHAR, que não se trata de especulação. Estamos a afirmar com conhecimento de causa. Não se trata também dos "serviços ambientais" das instituições. Por que pelo menos, na que eu estudo há quase cinco (5) anos, a direcção é bastante séria, quanto aos meios e recursos humanos vocacionados nesse sector. Há baldes de lixo e pequenos contentores em todos os cantos. Factos que encerram a ideia de que, são mesmo os estudantes universitários que não têm "higine escolar"! Algo reprovável e que não tolero.
Todos, devemos e podemos ser parte colaboradora no processo de higienização social e escolar, e não o inverso. Infelizmente, temos muitos estudantes universitários com problemas sérios! Alguns, são bons exemplos. Todavia, a maioria é "intelectualmente doentia"! Assim mesmo são estudantes e ainda por cima " universitários"?! Fogo! Em suma, Espero muito sinceramente, que a presente REFLEXÃO, sirva para o desencadeamento de alguma ou muita mudança, no que diz respeito ao melhoramento do comportamento académico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário