A operar há 3 anos, o Centro de Apoio e Ajuda Pedagógica
Savater tem se destacado em Luanda pelo facto de envidarem esforços no sentido
de resgatarem o sorriso das crianças e o orgulho dos Pais.
Entre os vários trabalhos, o Centro presta acompanhamento
às actividades escolares e o desempenho de mais de 50 alunos que por lá recebem
apoio, como fez saber à nossa equipa Alexandre Alexandre, director pedagógico
do mesmo centro.
De acordo com o também director executivo do CAAP'S, colocar
a educação em primeiro lugar é um dos grandes desafios que a Instituição tem em
carteira para este ano.
''O grande desafio esse ano prende-se em trabalhar com
alunos da segunda classe que não sabem escrever bem, e fazer com que eles compreendam
a importância disso'', referiu.
Alexandre, faz questão de sublinhar que o CAAP'S se
diferencia com os demais centros, em função do trabalho que vem desenvolvendo pelo
que, assim entende, ''é necessário trabalhar com a criança para que ela saiba
conviver com os outros. Ou seja, nós trabalhamos a plenitude do aluno. Nosso
compromisso é participar de forma activa na vida da criança''.
Anderson Belo está com 13 anos e está frequentar a 8ª
classe. A disciplina que é vista como bicho de 7 cabeças o levou ao Centro de
Apoio e Ajuda Pedagógica Savater há 1 ano.
''Entrei aqui com sério problemas de matemática. Não
sabia trabalhar com os 4 sinais desta disciplina. Hoje, já consigo fazer jogo
de sinais sem problemas e tenho recebido muitos elogios no colégio onde
estudo'', diz.
UM CENTRO QUE GERA POSTOS DE TRABALHO
Segundo Alexandre Alexandre, o Centro de Apoio e Ajuda
Pedagógica Savater, foi implementado com alguns constrangimentos, sobre tudo às
de ordem financeira.
Hoje, o CAAP'S é uma realidade e serviu como primeiro
emprego de alguns colaboradores. O centro conta com as mãos de pelo menos 8
funcionários, desde os orientadores (professores), vigilantes, auxiliares e
cozinheiras.
''Nós aqui trabalhamos com pessoas especializadas, porque
o acompanhamento que temos feitos deve ter em causa todos os aspectos que
invocam a criança ou o aluno, por tanto temos pessoas que têm habilidades pedagógicas'',
frisou.
PROJECTO CRIADO POR DUAS PESSOAS
A ideia de criar o CAAP'S surgiu em função de uma série
de dificuldades que tem se registado no seio de diversos alunos das mais
variadas instituições de ensino. Alunos-a que frequentam as escolas de segunda
à sexta-feira, mas que encontravam ou encontram grandes dificuldades nas mais
diversas cadeiras.
Atento a esses detalhes, Alexandre Alexandre idealizou
inicialmente o projecto num papel, mas daí só saiu quando partilhou a ideia com
Yolanda Bravo, a sócia e a actual directora geral do centro.
''Trabalhei com a Yolanda durante algum tempo. Eu dava
aula num colégio e ela no outro. Eu formei-me no ramo da educação pelo IMETRO e
ela se formou na mesma área, mas no Instituto Dom Bosco''.
''Sempre fomos bons profissionais nas instituições que
trabalhamos, e essa é uma das razões que me fez juntar-se a minha colega
Yolanda, pois ela é muito focada no que faz, assim como eu'', avançou.
O centro que hoje recebe alunos da iniciação à 12ª
classe, passou por várias situações complicadas até ser implementado. Alexandre
entende que o facto de empreenderem nas suas áreas de formação também ajudou na
crença da implementação. ''Começamos com pouco. A falta de dinheiro foi a
grande barreira'', começou por explicar.
''Nós estruturamos o plano em 4 dimensões, tendo em conta
os valores. Nós elaboramos o plano A, B, C E D. Passamos por todos, mas paramos
do D. Pedimos crédito ao banco, mas não fomos bem-sucedidos, até que pedimos o
dinheiro emprestado num amigo para começamos a dar os primeiros passos''.
''Só para teres uma ideia, começamos com apenas 1 aluno,
hoje temos mais de 60. Entendo que o segredo foi a reputação que construímos ao
longo dos anos nos colégios em que passamos, pois os nossos clientes são na sua
maioria encarregados de educação dos nossos antigos alunos''. Terminou.
O centro de apoio e ajuda pedagógica savater (CAAP'S) está
localizado em Luanda, na zona do lar do patriota.
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