O novo plano curricular, baseado no Inquérito Nacional
de Adequação Curricular (Inacua) previsto para 2022, vai reduzir disciplinas
nos planos de estudo e terá um atendimento diferenciado ao ritmos de
aprendizado dos alunos.
A afirmação é da ministra da Educação, Cândida
Teixeira, que falava esta quinta-feira (5), no magistério primário Mutu Ya
Kevela, em Luanda.
Entre 2004 e
2011, o Ministério da Educação introduziu, faseadamente, novos materiais
curriculares elaborados no âmbito da reforma educativa: Desde Fevereiro de 2018
está empenhado em acções da revisão curricular, resumidas em programas de
actualização e adequação curricular.
Neste sentido, a ministra, que falava na abertura
da apresentação do resultados da I fase do Inacua, revelou que o MED está em
busca de procedimentos com base nas necessidades da sociedade e interesse do
Estado, para alcançar a qualidade para todos com a integração curricular,
transversalidade, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e
intradisciplinaridade.
Esta realidade demanda o reforço da capacidade dos
professores, dos gestores escolares e inspectores diante da realidade, o que
garantiu já estar acautelado.
“Neste contexto de mudança de paradigma no sistema,
justifica-se assim o aprimoramento de práticas quer no desenho, no
desenvolvimento e avaliação curricular, como nos procedimentos e mecanismos,
procurando caminhos legais, sustentáveis e vias modernas sobre a educação
escolar para assegurar o desenvolvimento da chave da vida (abordagem de
atitudes, valores e ética no plano curricular)”, referiu.
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